Selamento de perfuração com Biodentine
Paciente foi encaminhado com duas perfurações radiculares sem localização do canal radicular no dente 31. Após a localização da entrada do canal radicular, foi realizada a determinação do comprimento de trabalho e preparo do canal.
Para a colocação do Biodentine, foi adaptado um cone de guta-percha de maior calibre na entrada do canal, evitando que o material penetrasse no seu interior.
Foi realizada a compactação do Biodentine ao redor do cone de guta-percha vedando as perfurações. Após a presa do material o cone foi removido e a obturação realizada.
Na radiografia de controle (2 anos) pode-se observar a região onde foi realizado o selamento das perfurações com aspecto de normalidade.
Confira as imagens:

Raio X inicial.

Imagem do elemento 31 evidenciando as duas perfurações e a localização do canal radicular.

Radiografia de Odontometria.

Radiografia de Prova do Cone.

Aplicação do Biodentine para selamento das perfurações. Para evitar a obliteração da entrada do canal com o material, foi posicionado um cone de guta percha no canal.

Imagem após aplicação e presa do Biodentine, com preservação da entrada do canal radicular.

Obturação do canal radicular.

Radiografia final do elemento 31, mostrando o selamento da perfuração com Biodentine.

Radiografia de acompanhamento após 2 anos. Paciente foi encaminhado para conclusão do tratamento restaurador. Sem evidências de infiltração ou lesão periapical.
Mais um caso de sucesso com Biodentine!
