Revascularização pulpar em sessão única com Biodentine!
Confira este artigo científico que relata um caso sobre revascularização pulpar em dente com ápice incompleto e necrose pulpar, utilizando o Biodentine como material de escolha para o tampão cervical!
Paciente do sexo feminino, 11 anos de idade, encaminhada com queixa principal de dor à direita segundo pré-molar inferior. Os exames clínico e radiográfico mostraram cárie secundária sob uma antiga restauração de resina, resposta negativa ao teste pulpar e uma raiz imatura com ápice aberto.
Após a limpeza e modelagem do canal radicular, o sangramento foi estimulado até o preenchimento do canal 2 mm aquém da junção amelocementária (CEJ). Após 10 minutos (tempo para permitir coagulação neste nível), um tampão de Biodentine foi colocado sobre o coágulo de sangue e o dente foi restaurado provisoriamente com ionômero de vidro.
Na visita seguinte, o dente estava livre de sintomas e a restauração definitiva foi realizada. Exames clínicos e radiográficos no acompanhamento de dois anos mostraram maturação completa da raiz e tecidos moles de suporte intactos sem trato sinusal, dor ou inchaço.
Conclusão: O uso de Biodentine em um protocolo de apicificação em sessão única para tratar um dente permanente com polpa necrótica pode criar um ambiente adequado para revascularização, resultando na conclusão da maturação da raiz.
Referência: Aldakak MM, Capar ID, Rekab MS, Abboud S. Single-Visit Pulp Revascularization of a Nonvital Immature Permanent Tooth Using Biodentine. Iran Endod J. 2016 Summer;11(3):246-9. doi: 10.7508/iej.2016.03.020. Epub 2016 May 1. PMID: 27471541; PMCID: PMC4947854.