Reabilitação estética com laminados cerâmicos minimamente invasivos reforçados com dissilicato de lítio
Em função dos seus resultados previsíveis e da conservação da estrutura do dente, os laminados cerâmicos são indicados para o tratamento estético de dentes anteriores com posições ou aparência anômalas.
O objetivo deste artigo de relato de caso é destacar as etapas na reabilitação oral estética usando laminados cerâmicos de mínima espessura reforçados com dissilicato de lítio. Neste caso, o paciente possuía diastemas entre os anteriores inferiores.
Após os procedimentos preliminares, os modelos de diagnóstico, o preparo minimamente invasivo e o mock-up serem concluídos, uma moldagem foi realizada com silicone de adição. Os laminados minimamente invasivos foram fabricados e cimentados com cimento fotoativado.
Para o isolamento dos dentes adjacentes foi utilizado o Isotape, a única fita isolante de uso odontológico. Produzida em material inerte e maleável, é resistente e atóxica.
Como resultado, a estética e função esperadas pelo paciente foram alcançadas. O uso de restaurações cerâmicas minimamente invasivas permitiu um tratamento de reabilitação conservador e esteticamente bem-sucedido.
Referência: Soares PV, Spini PH, Carvalho VF, Souza PG, Gonzaga RC, Tolentino AB, Machado AC. Esthetic rehabilitation with laminated ceramic veneers reinforced by lithium disilicate. Quintessence Int. 2014 Feb;45(2):129-33. doi: 10.3290/j.qi.a31009. Erratum in: Quintessence Int. 2014 Apr;45(4):318. Spini, Pedro Henrique [corrected to Spini, Pedro Henrique Rezende]; Gonzaga, Ramon Corrêa [corrected to Gonzaga, Ramon Corrêa de Queiroz]. PMID: 24389565.
Confira o artigo completo fazendo o download abaixo: