O que você ainda não sabia sobre parestesia na odontologia.
A parestesia na odontologia é uma condição caracterizada pela sensação de dormência ou formigamento residual na boca, que pode persistir por 24 horas ou mais e pode ocorrer após procedimentos odontológicos. Podemos considerar que parestesia é uma anestesia que durou mais que o esperado?
Parestesia geralmente acontece quando há uma lesão em um dos nervos da boca, como por exemplo, no nervo alveolar inferior, que é frequentemente afetado durante extrações de dentes do siso, cirurgias de implante dentário, ou outros procedimentos cirúrgicos na região¹
Parestesia pode ser causada pelos anestésicos locais?
Todos os anestésicos locais são medicamentos, logo, todos têm um potencial neurotóxicos. Entretanto, não existe suporte científico para concluir que o sal anestésico seja a causa de uma parestesia, evento esse classificado como muito raro, sendo relatado apenas 1 caso para cada 4 milhões de injeções no mundo².
Outra questão controversa é em relação a concentração do anestésico local. Independente da concentração ser 2%, 3% ou 4%, o efeito neurotóxico está relacionado ao tipo do anestésico, por exemplo, a Articaína mesmo sendo apresentada na concentração de 4%, ela é menos citotóxica que outros anestésicos locais como a lidocaína e a mepivacaína².
O que de fato causa grande parte dos incidentes de parestesia?
Existem outras razões mais comuns e que podem causar parestesia como causas mecânicas (lesão por agulha, edema ou hematoma) ou procedimentos cirúrgicos (extração de dentes do siso, cirurgias de implante dentário). A grande maioria de casos notificados de parestesia em odontologia ocorrem na mandíbula, dentre esses casos, a maior parte deles envolvem o nervo lingual. ¹
Se analisarmos a anatomia, e a forma como é ensinado a fazer a técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior, percebemos que o nervo lingual está “no meio do caminho” ³.
Uma vez que a agulha se infiltra no tecido, não tem mais como enxergar o caminho que ela está percorrendo. Sendo assim, o risco de lesionar o nervo lingual é muito grande. Veja como isso acontece no diagrama abaixo:
Pogrel MA, Thamby S. The etiology of altered sensation in the inferior alveolar, lingual, and mental nerves
as aresult of dental treatment. J Calif Dent Assoc. 1999 Jul;27(7):531, 534-8. PMID: 10530111.
Meu Paciente está com Parestesia, o que fazer?
Primeiramente, mantenha a calma! No geral, casos de parestesia se resolvem “sozinhos” e podem demorar até 8 semanas para passar. Tranquilize o seu paciente assim que ele entrar em contato com você e diga que isso é comum, marque uma consulta de retorno para averiguar a situação e, se necessário, entre com algum tipo de tratamento.
Conheça a DLA Pharma
A DLA Pharma é uma empresa do Grupo Septodont, líder mundial na fabricação de anestésicos injetáveis para odontologia. Localizada no interior do estado de São Paulo, no município de Catanduva, a unidade fabril é uma das maiores fábricas do segmento, na América Latina, e tem por objetivo expandir suas operações visando atender iniciativas globais do Grupo. O investimento em pesquisa, tecnologia, equipes altamente comprometidas e a paixão pela indústria farmacêutica, fazem com que a DLA Pharma busque sempre a melhoria na qualidade e desempenho dos seus produtos.
Se surpreenda com os produtos da DLA Pharma: Lidostesim AD, Mepivalm AD e Mepivalem SV.
Bibliografia
- MALAMED, SF. Manual de Anestesia Local. 7a. Ed. Elsevier, 2020.
- Malet A, Faure MO, Deletage N, Pereira B, Haas J, Lambert G. The comparative cytotoxic effects of different local anesthetics on a human neuroblastoma cell line. Anesth Analg. 2015 Mar;120(3):589-596. doi: 10.1213/ANE.0000000000000562. PMID: 25514420.
- Pogrel MA, Thamby S. The etiology of altered sensation in the inferior alveolar, lingual, and mental nerves as a result of dental treatment. J Calif Dent Assoc. 1999 Jul;27(7):531, 534-8. PMID: 10530111.
