Dentística: por que escolher a especialidade do sorriso?
Dentre as especialidades odontológicas, a Dentística se destaca por pensar no todo: desde a reabilitação, até a estética dos dentes.
Dividida em Dentística estética e reparadora, contempla vários procedimentos: restaurações, clareamento dos dentes, facetas de porcelana…
A Dentística estética cuida da aparência do sorriso, o deixando harmônico e natural. Já a Dentística reparadora é responsável pelos procedimentos restauradores em dentes comprometidos pela cárie e fraturas.
Reconhecida como uma especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 1970, desde então a especialidade passa por constantes processos de evolução e desenvolvimento.
Mas por que escolher a especialidade do sorriso para trabalhar? Reunimos alguns motivos:
Artistas da odontologia
Profissionais de Dentística podem ser considerados verdadeiros artistas. Seja no viés funcional ou estético, são responsáveis pela harmonia do sorriso e trabalham, muitas vezes, como artesões esculpindo uma arte.
É uma especialidade muito valorizada, afinal, o paciente valoriza o resultado final. É possível “enxergar” o antes e depois pois a maioria dos trabalhos impacta diretamente na aparência da pessoa.
Imagem: Dr. Renato Voss
Não é “só” estética…
Quando pensamos em Dentística, automaticamente pensamos em procedimento estéticos, mas, além de preservar a aparência, a especialidade também é responsável pela funcionalidade dos dentes. A reabilitação oral trata da reconstrução dos dentes devolvendo qualidade de vida e é fundamental para garantir a integridade e saúde da boca.
Imagem: Dr. Pedro Alexandre
Mas também é estética!
Cuidar da beleza do sorriso é fundamental e impacta diretamente na autoestima e bem-estar dos pacientes.
É isso que torna a Dentística uma especialidade tão importante e versátil: o poder de transformar sorrisos garantindo a saúde e fortalecendo a autoconfiança.
Imagem: Dr. Pedro Alexandre
Procedimentos menos invasivos
Devido a ampla possibilidade de procedimentos que a Dentística traz, alguns deles podem ser executados por clínicos gerais. No entanto, a especialização traz benefícios e domínio de técnicas únicas que otimizam o trabalho.
Um excelente exemplo é a técnica com resina: quem a domina consegue tornar o procedimento muito menos invasivo. O que antes seria resolvido por meio de uma prótese, pode ser feito direto em boca com uma abordagem preventiva e conservadora.
A resina requer uma habilidade manual que só quem fez uma especialização e treina muito vai ter!
Imagem: @matias_garcia_odontologia
Custo-benefício
Especializar-se em Dentística significa realizar muitos trabalhos direto em boca, em resina, dispensando a necessidade de um laboratório de prótese.
Dessa forma, você reduz os custos quando comparado com uma peça indireta em cerâmica. Ou seja: o seu custo é a sua mão de obra, uma vez que a maioria dos materiais utilizados possuem valores menores.
Imagem: @barbara.bravosilva
Resumindo… A Dentística é uma especialidade muito versátil, responsável por cuidar da funcionalidade dos dentes e preservar a aparência, fator que impacta diretamente na autoestima e bem-estar dos pacientes. As possibilidades são inúmeras!