Uso de Biodentine na resolução de um insucesso na cirurgia paraendodôntica
Nesse artigo científico, os autores relatam um caso de sucesso usando o Biodentine!
Uma paciente foi encaminhada para avaliação do dente 16 apresentando edema, dor forte e sensibilidade à percussão e palpação. Relatou a realização do tratamento endodôntico há 1 ano e, após 6 meses, quando o quadro sintomático retornou, foi realizada uma cirurgia paraendodôntica pelo mesmo profissional.
O exame tomográfico revelou extensa rarefação óssea associada à raiz mesiovestibular, que possuía o canal MV1 tratado e o canal MV2 sem tratamento. O contorno dos ápices das raízes distovestibular e palatina apresentavam sinais de normalidade, então foi estabelecido como plano de tratamento o retratamento endodôntico seletivo apenas na raiz mesiovestibular, com a localização e tratamento do canal MV2 e retratamento do canal MV1.
O retratamento endodôntico foi realizado em 2 sessões com um curativo de demora à base de hidróxido de cálcio. Os canais foram obturados com o Biodentine (BD, Septodont, Saint Maur de Fossés, France) por estarem extremamente curtos e amplos, sem possibilidade da execução de uma obturação convencional.
Clinicamente, a paciente não apresentou mais sinais ou sintomas, e as imagens tomográficas mostraram evidências de reparo ósseo após 24 meses. Um correto planejamento, a execução de todas as etapas do retratamento endodôntico e o uso de Biodentine foram fundamentais para o êxito do presente relato de caso!
Referência: Michelotto ALC, ZinellI RR, Kopper PMP; Batista AMP. Use of Biodentine in the resolution of a failure in paraendodontic surgery. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 15, p. e125111536916, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i15.36916.